É possível vencer a depressão?

É possível vencer a depressão?

A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns, mas pode ser controlada com medicamentos e terapia, todo mundo já conhece alguém que já teve ou tem depressão. Sabemos que ainda hoje a depressão é muito mal diagnosticada, confundida com tristeza muitos deixam de buscar tratamento, mas até que ponto é normal sentirmos tristeza?

A tristeza deixa de ser só tristeza e se torna depressão quando a pessoa não consegue realizar suas atividades rotineiras como antes, tendo muitos pensamentos negativos e perde o interesse por atividades que antes traziam prazer, se esses sintomas durarem mais de duas semanas é hora de procurar ajuda. No processo de superação e tratamento a família e os amigos tem papel importante e as vezes é necessário a ajuda de um terceiro para que o paciente busque ajuda de um médico e psicólogo, é um engano achar que a pessoa poderá sair sozinha desse quadro; para vencer a depressão é necessário o suporte dos familiares e ajuda profissional. O tratamento se faz com combinação de medicamentos antidepressivo e psicoterapia e dessa forma o paciente levará uma vida normal. A terapia auxilia levando o paciente a reflexão sobre suas emoções e é por meio da terapia que o mesmo vai conseguir transformar suas atitudes e o medicamento diminui o sofrimento causados pelos sintomas da depressão, mas a boa notícia é que com o tratamento combinado (terapia e medicamento) é possível sim passar por esse momento tão difícil com a possibilidade de superação.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

É possível vencer a depressão?

A depressão é um dos transtornos mentais mais comuns, mas pode ser controlada com medicamentos e terapia, todo mundo já …

Ansiedade: o mal do século

A ansiedade está cada vez mais presente em nossas vidas devido ao ritmo frenético e alucinante da rotina e das cobranças …

Será que meu filho é hiperativo?

A criança hiperativa mostra um nível de atividade bem maior que outras crianças da mesma idade, que acaba por incomodar …